65 de Anos de PTB - eventos do PTB comemoram o Mês do Trabalhador

Nesse mês de maio, o Partido Trabalhista Brasileiro comemora 65 anos de história. Fundado por Getúlio Vargas em 15 de maio de 1945, a agremiação reuniu a filosofia e a práxis Trabalhistas da década de 30, que emolduraram o Moderno Estado Brasileiro.

Em maio, comemora-se, também, 67 anos da edição da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, arcabouço jurídico que estabeleceu regras claras para a efetiva harmonização das relações entre o Capital e o Trabalho.

O Trabalhismo Brasileiro também foi o responsável por todas as primeiras Leis Ambientais, o direito de Voto da Mulher (1932) e toda a infraestrutura desenvolvimentista: Petrobras, Vale do Rio Doce (atual Vale S.A.), Eletrobras, CSN, BNDES, Ensino Profissionalizante, entre outros.

Mas o Trabalhismo não se resume à Era Vargas. O Partido, que foi o mais perseguido a partir de 64, renasceu no final da década de 70 e é responsável, desde então, pelas maiores conquistas sociais e trabalhistas.

Propôs e aprovou na Constituição de 1988, a elevação da multa do FGTS para 40%, o adicional de 50% nas horas-extras, garantia de, no mínimo, férias com 1/3 a mais do salário, a extensão dos direitos previdenciários às donas de casa e domésticas, jornada de 44 horas, autoaplicabilidade do Artigo 5o. (garantias e direitos individuais do cidadão).

Ainda na década de 80, o Vale-transporte foi aprovado, proposta do ex-senador Affonso Camargo (PTB-PR).

E a marca Trabalhista de transformar a sociedade continua, com a Lei de Mudanças Climáticas nos Municípios paulistas, a Lei dos 40 anos, a defesa permanente dos Aposentados e Pensionistas e pela Inclusão Social e de nova redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

E para registrar e comemorar tudo isso, além do vertiginoso crescimento do PTB, diversos eventos serão realizados nesse mês, entre eles:

3/5 - Simpósio sobre Relações do Trabalho (PTB Sindical Sorocaba)
5/5 - Instalação de 11 Departamentos do PTB Santana
6/5 - Lançamento do PTB DIVERSIDADE
10/5 - Oficialização dos Diretórios Distritais Vila Leopoldina e Barra Funda
14/5 - Posse do Diretório Distrital do Tremembé + 10 Departamentos
15/5 - Aniversário do PTB - 65 anos (vários eventos no Estado)
23/5 - Encontro Regional de Vereadores do PTB em Sorocaba
30/5 - Encontro Estadual do PTB MULHER de São Paul

Fonte: PTB.org

0 comentários:

Postar um comentário

Share |